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Valores Nutricionais

As verduras e a saúde

Para além de serem ricas em vitaminas e sais minerais, as verduras têm propriedades medicinais que ajudam na prevenção e tratamento de diversas doenças:

Cebolas - Baixam a tensão arterial e contribuem para reforçar as defesas do sistema imunitário contra as alergias.
Rábanos - Protegem a vesícula biliar.
Couve-flor - Previne o aparecimento de cancro do cólon e de úlceras do estômago.
Cenouras - Cozidas são excelentes para combater diarreias, devido ao seu efeito adstringente.
Espinafres - Muito ricos em ferro, são ideais para prevenir e tratar anemias.
Alhos - Favorecem a circulação sanguínea e ajudam a baixar os níveis de colesterol.
Acelgas - São diuréticas e facilitam o trânsito intestinal.

Morangos

O seu elevado teor em sílica, faz com que esta fruta seja muito útil na prevenção da arteriosclerose ao mesmo tempo que se revela uma excelente opção para os diabéticos, devido ao baixo conteúdo de açúcar. Ideais também para quem está a fazer dieta, contribuem com as suas propriedades laxantes, para além de serem ricos em vitamina C e sais minerais.


Abacate

Este fruto tropical pesa entre 250 e 300 gramas. A polpa comporta cerca de 20% de gordura, 2% de proteínas e outro tanto de açúcar. Entre as suas virtudes destacam-se:

• É uma fonte de potássio, o qual está implicado no modo de reagir dos nervos e na contracção muscular;
• Também é rico em magnésio, regulando assim o crescimento e o metabolismo celular;
• Contém enzimas que favorecem a digestão das gorduras;
• Tem cerca de 200 calorias por cada 100 gramas, convertendo-se assim num alimento muito rico para os que se submetem a desgastes físicos intensos;
• Não é aconselhável para pessoas que têm excesso de colesterol ou para as que estão a seguir uma dieta.


Alcachofra

Estimula o apetite

Esta hortaliça, rica em fibras, é uma excelente fonte de ácido fólico, também conhecido por folacina ou folato. Dos muitos benefícios, destaca-se o facto de funcionar como um estimulante do apetite, ajuda no processo digestivo e melhora a saúde mental e emocional. Num campo mais estético, a alcachofra é necessária para que se tenha um cabelo mais bonito e uma pele mais saudável.



Vitamina C

Previne a gripe

As laranjas, os limões, as tangerinas e as toranjas são as fontes mais ricas de vitamina C. Basta que ingira diariamente um destes frutos, de tamanho médio, para fornecer ao seu organismo a dose diária recomendada para um adulto. Esta vitamina é essencial para uma pele saudável, protege o organismo contra infecções bacterianas, podendo também ajudar a inibir certos tipos de cancro.


Rabanete

Rico em colagénio

Este legume, da família das crucíferas, da qual também fazem parte os brócolos, a couve de Bruxelas e a couve-flor, é uma fonte muito razoável de vitamina C. Fornece ao organismo o colagénio, essencial para pele, ossos, cartilagens, dentes, gengivas e cicatrização de feridas e queimaduras. Devido aos seus compostos sulfurosos, pode também funcionar como protector em determinados tipos de cancro.


Frutos secos

Reduz o colesterol

Alimentos como as nozes, as amêndoas ou os amendoins são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, vitamina E e ácido fólico. Por este motivo, são necessários para a obtenção de energia de hidratas de carbono, gorduras, evitam a acumulação de substâncias tóxicas - passíveis de lesar o coração e o sistema nervoso - estimulam a circulação, reduzem os níveis de colesterol e favorecem uma boa visão, pele, cabelo e unhas saudáveis.


Abóbora

Fonte de juventude

Este legume, tão utilizado na nossa cultura gastronómica, é uma boa fonte de betacaroteno (forma vegetal da vitamina A) e desempenha, ao mesmo tempo, a função de antioxidante. Estudos recentes sugerem que pode oferecer protecção contra certos tipos de cancro e doenças cardíacas, ajudando também a prevenir o envelhecimento prematuro. A vitamina E é outro antioxidante que também existe em quantidades razoáveis nas abóboras.


Aipo

Previne a hipertensão

Este legume é rico em vitamina C, necessária à síntese do colagénio (proteína fundamental para gengivas, dentes, cartilagens e pele), e vitamina B1, necessária à obtenção de energia de hidrates de carbono, evitando a acumulação de substâncias tóxicas que podem lesar tanto o coração como o sistema nervoso. Antigamente, cultivava-se o aipo quase exclusivamente para fins medicinais. Nos nossos dias, é bastante utilizado na culinária e sabe-se que reduz e previne a hipertensão, é um excelente diurético, sendo também eficaz no tratamento de artrites e gota.

 

 

 

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